FORMACAOA formação é feita para “agarrar-se a Deus”, segundo as palavras do Frei Maria-Eugênio.

É um tempo de enraizamento espiritual antes de voltar para as realidades diárias, de retomar os estudos, o trabalho, ou o ministério para os sacerdotes.

 

Formação Inicial

“Vocês estão aqui para vos transformar em almas de quem Deus  é a força, vida, luz…Nosso objetivo é de vos ajudar a tomar consciência do absoluto de Deus para O fazer entrar em vossa vida e vos acostumar a lhe dar tudo.” (Frei Maria-Eugênio)

A primeira formação dura dois anos e é realizada em um dos centros de formação (em Venasque – França, em Encanto – Filipinas ou em Amanalco – Mexico).

Ela consiste principalmente em adquirir a ciência prática da oração, em aprofundar o conhecimento dos textos da  Santa Escritura e dos ensinamentos da Igreja, em se alimentar da espiritualidade dos santos do Carmelo. Os membros se habituam através das realidades simples da vida diária, a viver na presença de Deus, a se colocar à escuta e à disposição do Espírito Santo. O ritmo diário contribui concretamente para esta aprendizagem.

No final desses dois anos, os membros se comprometem com o Instituto Nossa Senhora da Vida em um dom total através dos votos de castidade, pobreza e obediência.

Deseja saber mais sobre a formação inicial no Instituto?
Entre em contato consco
 
Formacao2

O dia-a-dia num centro de formação é o seguinte: 

06h30: Oração silenciosa

07h30:Ofício da manhã, seguido do café da manhã.

08h30: Tempo de trabalho manual

10h30: Tempo de leitura / estudo pessoal

12h00: Missa, seguida do almoço e de um momento fraternal

14h30: Hora do Silêncio (leitura, descanso)

16h00: Ofício das Leituras

17h30: Ensino (Palavra de Deus, os santos do Carmelo, ensinamento da Igreja)

18h30: Oração silenciosa

19h30: Vésperas, seguido de jantar e um momento fraterno

21h15: Completas

 

Formação contínua

Após seus primeiros votos, os consagrados seculares, homens e mulheres portam o testemunho do amor de Deus em uma vida normal sendo fiéis aos seus engajamentos específicos.

Onde quer que eles estejam, os membros guardam a prática da oração e os retornos frequentes  às casas de retiro como elemento vital.

Antes de um engajamento definitivo – que é  feito geralmente seis anos após os primeiros votos – os membros têm tempos específicos de formação, tanto intelectual quanto espiritual (fins de semana, sessões,…) e além disso, eles se encontram frequentemente com seus responsáveis. O membro comprometido definitivamente, preocupa-se em se enraizar progressivamente em sua vocação através das leituras e dos estudos enquanto desfruta ao mesmo tempo de possibilidades variadas de formação.

Related Posts

  • 91
      Studium Notre Dame de Vie (França) (Studium Nossa Senhora da Vida) Centro Internacional Catόlico de Formação Teolόgica e Espiritual Agregado à Faculdade Pontifical do Teresianum (Roma) www.studiumdenotredamedevie.org   Apresentação O Studium de Nossa Senhora da Vida é um instituto de formação teolόgica e espiritual. Em 1975, o Instituto Nossa…
    Tags: de, a, da, do
  • 85
    “Contemplativo e ativo; temperamento de chefe e pobre homem; extraordinário em certas graças e ordinário no cotidiano; determinado a caminhar e paciente; impregnado de vida sobrenatural e atento aos mínimos detalhes da vida material (desde o corte da vinha até a construção de edifícios importantes); pai espiritual e filho de…
    Tags: de, a, do, da
  • 79
    Quero ver a Deus   Convidamos todos vocês à leitura empolgante e exigente do "best-seller" Quero ver a Deus do Beato Frei Maria-Eugênio do Menino Jesus, ocd.   Já publicado em diversos países e em diversas línguas (espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês e chinês), o livro Quero ver a Deus…
    Tags: a, do, de, deus, da
  • 75
    Henri Grialou nasceu dia 2 de dezembro de 1894 num modesto lar de Aveyron (França) e ainda criança desejou ser sacerdote. Depois da Primeira Guerra Mundial, momento em que sentiu a poderosa proteção de Santa Teresinha do Menino Jesus, recomeçou os estudos no seminário, dando aí testemunho de uma profunda…
    Tags: de, a, do, da
  • 69
    Ter um contato prolongado com Deus no silêncio da oração e na escuta da sua Palavra. Participar da Eucaristia diariamente. Buscar a presença de Deus durante todas as atividades cotidianas.     Como tomar tanto tempo do dia já tão ocupado para os leigos, que têm uma vida profissional ou, para…
    Tags: a, de, deus, do, da