“O Instituto Nossa Senhora da Vida quer permanecer na presença do Deus vivo e arder de zelo pela sua glória, ele ama o deserto e retorna a ele para encontrar Deus et beber nas fontes de águas vivas que ele faz jorrar, mas ele também o deixa para ser, no mundo, um testemunho do Deus vivo, para o revelar às almas e orientá-las para as profundezas da sua intimidade”. (Prólogo das Constituições)

A vida dos membros

Assim como os membros do ramo sacerdotal e masculino, os membros femininos de Nossa Senhora da Vida, testemunham lá onde elas são enviadas da experiência de uma relação viva com Deus.

Para este fim, elas recebem uma formação essencialmente espiritual durante dois anos em um centro de formação do Instituto, seja na França (Venasque) ou na Ásia (Filipinas). Essa formação tem por objetivo enraizá-las em uma experiência pessoal com Deus. A pedra angular da vida de um membro de Nossa Senhora da Vida consiste na oração diária, na Eucaristia, na vida em presença de Deus e nos retornos regulares em uma casa de retiro. Durante esses retiros, os membros refazem suas forças no silêncio, no ritmo de uma vida regular marcada pela oração litúrgica das horas, por momentos de retiro pessoal, de leitura e de ensino. Os momentos de descontração e de partilha fraterna e a transmissão da tradição viva do Instituto, permitem estabelecer laços de comunhão entre pessoas de diferentes origens e gerações.

A fidelidade dos membros é mantida pelo contato regular com seus responsáveis e por períodos de formação adaptados  à maturidade de cada um.

Estes vários elementos constituem um pilar sólido e valioso sobre o qual o membro pode se apoiar no cotidiano.

Chamados à participar da fecundidade da Virgem Maria e à estender a sua maternidade espiritual, elas alimentam um grande amor por Maria, Mãe da Vida.

Membros de um instituto secular, elas respondem à sua vocação exercendo em vários meios, atividades profissionais variadas: ensino, administração, direito, indústria, saúde,…Elas trabalham sozinhas ou em  conjunto.

Através da sua vocação de batizadas e de consagradas, elas têm a preocupação da evangelização. De acordo com a suas possibilidades, elas se comprometem a servir a Igreja através da catequese, grupos de oração, movimentos de jovens, etc.

Os membros vivem sozinhos ou em pequenos grupos. Quando eles compartilham a mesma casa, seu estilo de vida é semelhante ao de uma família, deixando a cada um a  responsabilidade de encontrar o seu próprio ritmo para realizar as exigências de sua vocação.

 

 

 

Related Posts

  • 87
    Henri Grialou nasceu dia 2 de dezembro de 1894 num modesto lar de Aveyron (França) e ainda criança desejou ser sacerdote. Depois da Primeira Guerra Mundial, momento em que sentiu a poderosa proteção de Santa Teresinha do Menino Jesus, recomeçou os estudos no seminário, dando aí testemunho de uma profunda…
    Tags: de, a, vida, da
  • 84
    “O Instituto Nossa Senhora da Vida quer permanecer na presença do Deus vivo e arder  de zelo por sua glória, ele ama o deserto e a ele retorna para encontrar Deus e beber nas fontes de água viva que ele faz jorrar, mas ele também o deixa para ser no…
    Tags: de, vida, da, a
  • 83
      Studium Notre Dame de Vie (França) (Studium Nossa Senhora da Vida) Centro Internacional Catόlico de Formação Teolόgica e Espiritual Agregado à Faculdade Pontifical do Teresianum (Roma) www.studiumdenotredamedevie.org   Apresentação O Studium de Nossa Senhora da Vida é um instituto de formação teolόgica e espiritual. Em 1975, o Instituto Nossa…
    Tags: de, a, da
  • 81
    "Vossa vida expressa esta necessidade profunda de uma síntese, a afirmação simultânea de duas características: A plena consagração de vida segundo os conselhos evangélicos.A plena responsabilidade de uma presença e de uma ação transformadora dentro do mundo para modelá-lo, aperfeiçoá-lo, e santificá-lo." Papa Paulo VI, 02 de fevereiro de 1972…
    Tags: de, da
  • 77
    " O Instituto Nossa Senhora da Vida quer permanecer na presença do Deus vivo e arder de zelo pela sua glória, ele ama o deserto e retorna a ele para encontrar Deus et beber nas fontes de água viva que dele jorram, mas ele também o deixa para ser, no…
    Tags: de, da, a, vida