Fachada do Studium

 

Studium Notre Dame de Vie (França)

(Studium Nossa Senhora da Vida)

Centro Internacional Catόlico de Formação Teolόgica e Espiritual

Agregado à Faculdade Pontifical do Teresianum (Roma)

www.studiumdenotredamedevie.org

 


Apresentação

O Studium de Nossa Senhora da Vida é um instituto de formação teolόgica e espiritual.

Em 1975, o Instituto Nossa Senhora da Vida abriu um Studium para a formação do seus membros e de estudantes externos.

Em 1993, o Studium foi reconhecido como Instituto teolόgico, agregado à Faculdade pontifical de teologia dos Carmelitas descalços em Roma, Teresianum. E é reconhecido pela Academia de Aix-Marseille como Estabelecimento de Ensino Superior Privado.

O Studium propõe um ensinamento teolόgico universitário e inseparavelmente uma formação enraizada na vida espiritual.

Uma das suas finalidades é de preparar os estudantes para se tornarem formadores.  Ele prepara ao Bacharelado canônico (equivalente à Licenciatura em teologia) e à Licenciatura canônica (equivalente ao Mestrado em teologia).

Ele pode dar igualmente atestações de um curso básico em teologia.

O Studium é também um local de formação em vista dos ministérios ordenados.

Ele recebe assim os candidatos ao sacerdόcio, enviados pelo seu bispo ou o superior do seu instituto ou comunidade, e dá-lhes uma formação ao ministério sacerdotal.

Sobre este aspecto,  ele é filiado ao Conselho nacional dos grandes seminários da França.

Desde a sua fundação o Studium recebeu estudantes de 46 nacionalidades.

 

Espírito

Fiel ao seu carisma carmelitano, o Studium quer realisar a unidade da vida espiritual, da reflexão teolόgica e do anúncio do Evangelho ao mundo de hoje.

Segundo o ensinamento dos mestres do Carmelo e da doutrina do Frei Maria-Eugênio, a oração é um meio privilegiado que permete um contato real e vivo com Deus.

Ela facilita un conhecimento amoroso e contemplativo de Deus, que faz da teologia uma ciência viva e fecunda.

Assim, professores e estudantes se comprometem a colocar a vida de oração na base do seu trabalho teolόgico e a unir o esforço intelectual com a vontade de caminhar para a santidade.

Aí está para nόs uma primeira condição para a descoberta do Mistério cristão, este Mistério manifestado em Jesus, dado pelo “único depόsito sagrado da Palavra de Deus confiado à Igreja” (Dei Verbum 10), interpretado por seu magistério vivo, explicitado pelos Padres e os Doutores da Igreja, vivido e expressado pelos santos.

Preocupado em formar seus estudantes à diaconia da verdade, o Studium preza pelo diálogo entre fé e razão, convencido que a fé não somente salva e coroa a razão, mas que graças à razão, a fé é inseparavelmente atestação da verdade e “diálogo com o mundo” (Paulo VI).

Presente em todas as áreas do saber teolόgico, o Studium considera como uma de suas tarefas essenciais, a pesquisa e o ensinamento que diz respeito às vias da vida espiritual.

Assim pode elaborar-se uma teologia espiritual integral, fundamento de todo impulso missionário.  Nesta área o ensinamento do frei Maria-Eugênio, sintetisado na obra Quero ver Deus é uma das fontes de inspiração.

 

Funcionamento

Inscrição

Antes da inscrição, os estudantes estão convidados a precisar suas motivações junto do diretor do Studium ou de seu delegado.

A inscrição manifesta a determinação do estudante em adotar a orientação espiritual proposta e o investimento requerido nos estudos, assim como a seguir as normas do funcionamento academico e comunitário segundo a situação de cada um.

*Um exame de proficiência (nível de francês) será exigido no ato da inscrição.

 

Organização geral dos cursos e meios pedagόgicos

A organização do ensino conforma-se com as disposições dos acordos de Bologna.

O ano letivo universitário é composto de 2 semestres,  de 30 EC cada (créditos europeus).

O ensino acadêmico é dado de três formas principais:

  • cursos magistrais, (acompanhados ou não de trabalhos dirigidos) para comunicar de maneira orgânica a matéria ensinada;
  • seminários, (com um investimento colegial dos professores e a participação ativa dos estudantes) para formar à escuta da Escritura e da Tradição, comprender a interação das diversas áreas e métodos, acordar o gosto da pesquisa e contibuir a um esforço teolόgico comunitário;
  • trabalhos pessoais, para adquirir métodos e esforço de análise de grandes autores, e desenvolver a aptidão à reflexão e à expressão escrita.

O programa acadêmico pessoal é estabelecido com cada estudante, de acordo com o diretor do Studium ou seu delegado.

Durante seu curso, cada estudante é ajudado por um tutor à aquisição das ferramentas e  das competências necessárias para os estudos.

Assim ele é conduzido a penetrar no “Mistério”, tal como a Igreja o ensina, forjando sua prόpria síntese a partir dos cursos, dos seminários interdisplinares, dos trabalhos pessoais e da sua experiência prática.

Os estudos são organizados em dois ciclos.

O 1° ciclo (10 semestres) conduz ao Bacharelado canônico em teologia.

O 2° ciclo (4 semestres) conduz à Licenciatura canônica em teologia (equivalente ao Mestrado em teologia).

O Studium propõe também um programa de Formação fundamental à Transmissão da Fé (FTF).

O acervo da biblioteca do Studium conta por volta de 35.000 volumes e 80 assinaturas de periόdicos.

O acesso é livre para os estudantes.

 

Exames e quadro de notas

Toda unidade de ensino faz objeto de uma validação por exames, orais ou escritos, e por trabalhos escritos.

Eles são avaliados segundo a seguinte escala :

 

Quadro de nota

 

Um exame ou um trabalho escrito só pode ser aceitado se o estudante obteve ao menos 6/10. Estes exercícios podem ser refeitos no máximo duas vezes.

 

Ciclo do Bacharelado canônico

Apresentação geral

Este ciclo conduz ao Bacharelado canônico (equivalente da Licenciatura em teologia).

De uma duração de pelo menos cinco anos, o objetivo deste ciclo é em primeiro lugar a aquisição sintética do saber necessário para o exercício de um cargo pastoral ou de um ministério ordenado.  A escolaridade requerida para o Bacharelado canônico é de 300 EC (créditos europeus), incluindo ao menos 5 EC por língua antiga ( latim, grego, hebraico), que o estudante deverá se formar o mais cedo possível se ele não tem un conhecimento suficiente.

Os dois primeiros anos são particularmente consagrados à formação filosófica e às introduções teológicas. Todas as disciplinas são acompanhadas de trabalhos escritos ou de exames orais.

O primeiro ciclo é concluído por um exame global em teologia dogmática e em teologia moral.
A repartição dos 300 ECTS se faz assim:

 

dados curso

 

Exame final

O exame final do primeiro ciclo em vista do Bacharelado canônico tem em vista sete trabalhos de teologia dogmática e sete trabalhos de teologia moral. Realisado durante o último ano, a preparação das teses conduz o estudante a um trabalho que aborde todo o conteúdo dos cinco anos. Há também um exame oral que tem um tempo de 45min. a 1 hora, diante de uma banca de professores, que ao final da avaliação atribuirão uma nota.

Diante da nota final – média das três notas: do exame final de teologia dogmática, do exame final de teologia moral e da média de todas as notas de trabalhos escritos, exames e seminários, obtidos durante todo o ciclo de estudo –  o instituto concede ou indefere o diploma de Bacharelado canôninco. Em caso de mestrado é exigido como requisito do candidato uma nota superior ou igual a 8,0/10 do bacharelado canônico.

 

Ciclo de Licenciatura canônica (Mestrado)

Objetivo

Este ciclo tem por objetivo geral a especialização (pós-graduação) na seguinte área: O Mistério de Deus e a vocação do homem, revelados no Cristo Jesus.

Esta especialização tem como relevância a união das exigências de um método científico rigoroso com um olhar de “sabedoria” visando a ligação orgânica entre os mistérios da fé.

No espírito da “teologia dos santos”o estudante é encorajado a frequentar assiduamente a Palavra de Deus e os grandes testemunhos da “dispensação do mistério de Cristo” (Ef 3,9).

Há um engajamento no diálogo fecundo entre fé e razão confrontando uma questão teológica precisa.

Esta especialização é deliberadamente orientada para a missão, particularmente a dos futuros formadores. Deseja-se contribuir, entre outros, à construção de uma teologia da vida espiritual fundada no patrimônio doutrinal comum a todos os batizados, levando em consideração os desafios contempôraneos.

Enfim, a mesma oferece a possibilidade de orientar a pesquisa em direção às problemáticas próprias ao ensino catequético.

Os temas e os sujeitos abordados podem ser variados, como testemunham alguns títulos de teses realisadas estes últimos anos:

  • O homem segundo o Cântico Espiritual de São João da Cruz;
  • A noção de embrião na encíclica Evangelium Vitae;
  • A agonia de Jesus – Análise exegética e teológica de Lc 22,39-46;
  • “Seguir a humildade de Cristo” – Estudo dos Tractatus I a XVI Super Johanis Evangelium de Santo Agostinho de Hipona;
  • A unidade de vida dos padres: missão e vida espiritual – Estudo do decreto conciliar Presbyterorum Ordinis e da exortação pós-sinodal Pastores Dabo Vobis.

A pesquisa pode ser feita nas seis seguintes áreas, abordadas segundo diversas formas metodológicas:

  1. Teologia da Aliança
  2. Missão conjunta do Filho e do Espírito Santo
  3. A união de Deus e do homem no Cristo
  4. Maria no Mistério de Cristo e da Igreja
  5. A vida no Espírito
  6. Teologia da vida espiritual e estudo dos mestres do Carmelo

 

Inscrição*

As incrições, para Licenciatura canônica (Mestrado), são oferecidas aos estudantes que já possuem o Bacharelado canônico tendo obtido no mesmo um bom conceito final (bom = 8,0/10).

Há uma possibilidade, acordada com o diretor do Studium, de um dos quatros semestres serem cursados em uma outra faculdade de teologia.

Exige-se, como pré-requisito à inscrição, o conhecimento linguístico, exegético, teológico (dogmático e moral) adiquiridos normalmente no Bacharelado.

Diante de algumas insuficiências imprescindíveis à Licenciatura, o estudante poderá ser submetido a algums cursos, oferecidos  pelo ciclo de Bacharelado da mesma instituição com avaliação final. O Studium também oferece a possibilidade de inscrição, para um ou mais semestres, aos estudantes que fazem o mesmo curso em outra instituição de ensino equivalente.

Cronograma

A execução da Licenciatura canônica dá-se, normalmente, em 4 semestres (L1- 4) totalisando 120 EC (créditos europeus). Do total do curso – 120 créditos – 50 créditos devem ser obrigatórios nas diversas áreas indicadas dando-se ênfase, entre outros,  à contribuição da tradição do Carmelo; 30 deles o estudante tem a opção de aprofundar a questão teológica ligada a sua tese (80 a 120 páginas). O 3° e 4° semestres (L3, L4) são destinados à composição e redação da tese, correspondendo a 40 créditos, incluindo um seminário de metodologia e os encontros com o orientador da tese.

O orientador da tese deve ser um professor da área, que leciona regularmente no Studium, ou outro professor com o acordo do diretor do Studium.

Cabe ao estudante em acordo com o diretor do Studium (ou seu delegado) a elaboração do cronograma do seu curso para todos os semestres.

Durante o curso o estudante é convidado a participar de ao menos um seminário e de seguir ao menos um curso (3 créditos) sobre uma obra maior da tradição do Carmelo.

 

Exame final

A tese é corrigida pelo orientador e por um outro professor escolhido pelo diretor do Studium ou seu delegado.  Se aprovada, um exemplar da tese deve ser disponibilizado à biblioteca do Studium. O estudante do qual a tese foi aprovada, deve ser submetido a um exame oral com duração de uma hora na área da pós-graduação, junto de dois examinadores que deteminarão juntos a nota.

A nota final é composta de 2/3 das notas da tese e por 1/3 das notas dos seminários e do exame final.  Caso tenha sido necessário a participação do estudante em alguns cursos do ciclo de Bacharelado as notas dos mesmos farão parte da composição final da nota (¼  prorata).

 

Formação à Transmissão da Fé

 

Apresentação Geral

Este programa tem como objetivo uma formação básica ao mesmo tempo teológica, espiritual e pastoral.

Com duração de um ano, visa a aquisição de uma competência teórica e prática para a transmissão da fé e a educação da vida espiritual (no contexto da nova evangelização, na catequese paroquial ou escolar; na animação de grupos de oração e de retiros; na formação de leigos ou de pessoas consagradas).

Conteúdo do curso:

  • Cursos fundamentais que seguem o desenvolvimento da história da salvação e do ano litúrgico. Estes cursos se articulam em torno de dois polos;
  • A apresentação progressiva de uma formação catequética : “Um caminho de vida cristã”;
  • Aprofundamentos teológicos a partir da Escritura lida na Tradição e em particular com o Catecismo da Igreja Católica;
  • Cursos opcionais são escolhidos com o tutor, em função da necessidade de cada estudante;
  • Uma formação pedagógica e experiências práticas.

O estudante pode seguir a formação de modo contínuo, em um ano, ou distribuído sobre vários anos. Os cursos são dados durante a semana ou finais de semana.

São exigidos trabalhos que serão avaliados e, que darão a composição de um certificado final.

Related Posts

  • 98
    Henri Grialou nasceu dia 2 de dezembro de 1894 num modesto lar de Aveyron (França) e ainda criança desejou ser sacerdote. Depois da Primeira Guerra Mundial, momento em que sentiu a poderosa proteção de Santa Teresinha do Menino Jesus, recomeçou os estudos no seminário, dando aí testemunho de uma profunda…
    Tags: de, a, do, da
  • 95
    Quero ver a Deus   Convidamos todos vocês à leitura empolgante e exigente do "best-seller" Quero ver a Deus do Beato Frei Maria-Eugênio do Menino Jesus, ocd.   Já publicado em diversos países e em diversas línguas (espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês e chinês), o livro Quero ver a Deus…
    Tags: a, do, de, da
  • 94
    Ter um contato prolongado com Deus no silêncio da oração e na escuta da sua Palavra. Participar da Eucaristia diariamente. Buscar a presença de Deus durante todas as atividades cotidianas.     Como tomar tanto tempo do dia já tão ocupado para os leigos, que têm uma vida profissional ou, para…
    Tags: a, de, do, da
  • 93
    Uma amiga de infância O que há de comum entre Teresa do Menino Jesus, e o Frei Maria Eugênio?  Teresinha era uma jovem de classe média que entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos e morreu aos 24 anos neste mesmo Carmelo depois de ter vivido uma vida bem…
    Tags: de, do, a, da
  • 92
    “Contemplativo e ativo; temperamento de chefe e pobre homem; extraordinário em certas graças e ordinário no cotidiano; determinado a caminhar e paciente; impregnado de vida sobrenatural e atento aos mínimos detalhes da vida material (desde o corte da vinha até a construção de edifícios importantes); pai espiritual e filho de…
    Tags: de, a, do, da