Frei Maria-Eugênio do Menino Jesus foi alguém que mar­­cou seus contemporâneos.

Eis alguns testemunhos sobre este homem de Deus:

“Quando estava com o Frei Maria-Eugênio  encontrava-me com alguém que levava Deus a sério, uma alma que tornou-se uma “sarça ardente “. Pe Vercoustre, op

“Querido Frei Maria-Eugênio, Obrigado por sua presença em 1940: Tenente simples, silencioso, discreto, sorridente, radiante sem aura (…). Obrigado por ter estado no meu caminho de seminarista para encorajar-me, colocar-me em oração.” Um padre

“Ele tinha um olhar para o mundo, católico, no sentido pleno do termo. “
Pe Albert, ocd

“Eu tinha entre 11 e 13 anos. (…) Quando o seu olhar  encontrou o meu, fiquei impressionado pela luz e a força que dele irradiava. Eu pensava: Este homem! É preciso seguí-lo ou virar-lhe as costas. Eu descobri que a esta força, estava ligada uma doçura profunda, uma bondade que combinava com uma grande humildade. “ MJ Branco

“A oração unificava a sua vida. “ Pe Valentino, carmelita em Roma com o Frei Maria-Eugênio

“O Frei Maria-Eugênio era  inteiramente dedicado a nós” Funcionário do Instituto Nossa Senhora da Vida


VER A DEUS

O beato Frei Maria-Eugênio do Menino Jesus (1894-1967), natural de Gua, no sul da França, carmelita descalço, entrou-me ao coração em dezembro do ano passado. Recebi, do Carmelo São José, seu livro: “Ao Sopro do Espírito – oração e ação” , Editora Paulus. Fundador do Instituto “Notre-Dame de Vie”, constituído por sacerdotes e leigos, que consagram a vida segundo os preceitos evangélicos e, no mundo, se fazem presença transformadora para modelá-lo, aperfeiçoá-lo e santificá-lo.

Ao lê-lo, falou-me à alma e, conforme ele escreve, a partir de reflexões de São João da Cruz: “Deus é a saúde da alma”. Aliás, seu pensamento está intimamente ligado aos Santos do Carmelo, além de São João da Cruz: Teresa D’Ávila e Teresinha do Menino Jesus.
Ao celebrar os 500 anos do nascimento de Santa Teresa D’Ávila, a Editora Vozes e o Instituto “Notre-Dame de Vie”, com a colaboração do Carmelo de Cotia e a coordenação do Padre Dr. Jean-Marie Laurier lançaram, em português do Brasil, neste mês, a obra-prima de Frei Maria- Eugênio: “Quero ver a Deus”. Excelente livro para quem busca se aprofundar no encontro com o Senhor.

Os anseios da alma não mudam, contudo a sociedade em que vivemos procura mascará-los ou emudecê-los através do consumismo, do barulho, do imediatismo, do culto ao prazer, dos vícios… Frei Maria-Eugênio, em processo avançado de beatificação, responde sobre o sentido da existência à humanidade ferida pelo materialismo, à humanidade faminta de Deus, mesmo que não saiba traduzir o que grita por Socorro dentro dela. E alerta que o Reino de Deus é um fermento, porém a maldade também. Vem em ajuda aos olhos desérticos, para oferecer as águas onde Deus paira. Frei Maria-Eugênio me fortalece na convicção de que a verdadeira caridade do apostolado não é somente social, mas sim a que une a Deus, que sobrenaturaliza, vendo no próximo um prolongamento do divino. Tem me ajudado muito na oração do silêncio que leva ao contato com Deus vivo, com o Deus que reage e age.

Apresenta o Pai, Deus Amor, cujo movimento Moisés captou no braseiro. Deus fonte de luz, de misericórdia. Cristo como “mata-borrão” que tira as nossas manchas. O homem como o ser querido pelo Criador. A fé que não consiste em sentir, mas sim em aderir a Deus.

A vivência do pensamento do Frei Maria-Eugênio é caminho para se contemplar o Céu.

Maria Cristina Castilho de Andrade

É professora e cronista

Related Posts

  • 93
    “Contemplativo e ativo; temperamento de chefe e pobre homem; extraordinário em certas graças e ordinário no cotidiano; determinado a caminhar e paciente; impregnado de vida sobrenatural e atento aos mínimos detalhes da vida material (desde o corte da vinha até a construção de edifícios importantes); pai espiritual e filho de…
    Tags: de, a, do, da, que
  • 89
    Cura que lava a conversão! Em janeiro de 2015, uma irmã carmelita, após ver o meu entusiasmo pela leitura do livro "Ao Sopro do Espírito", do Frei Maria-Eugênio, e falado que ele estava em processo de beatificação, me perguntou se eu não queria vir buscar no Carmelo algum santinho e…
    Tags: a, de, que, do, maria-eugênio, frei
  • 85
      Studium Notre Dame de Vie (França) (Studium Nossa Senhora da Vida) Centro Internacional Catόlico de Formação Teolόgica e Espiritual Agregado à Faculdade Pontifical do Teresianum (Roma) www.studiumdenotredamedevie.org   Apresentação O Studium de Nossa Senhora da Vida é um instituto de formação teolόgica e espiritual. Em 1975, o Instituto Nossa…
    Tags: de, a, da, do
  • 79
    Ter um contato prolongado com Deus no silêncio da oração e na escuta da sua Palavra. Participar da Eucaristia diariamente. Buscar a presença de Deus durante todas as atividades cotidianas.     Como tomar tanto tempo do dia já tão ocupado para os leigos, que têm uma vida profissional ou, para…
    Tags: a, que, de, deus, do, da
  • 74
    Este caso foi aberto em 1985 por Dom Raymond Bouchex, arcebispo de Avinhão, que constituiu um tribunal eclesiástico e uma comissão de especialistas. Cerca de 25.000 páginas de documentos e depoimentos foram enviados a Roma em 1994, à Congregação para as Causas dos Santos. Empreendeu-se a redação de uma  Positio que apresenta…
    Tags: de, a, que, no, do