Retiro espiritual com Santa Teresa de Lisieux

O retiro apresentado aqui está no coração da experiência e da mensagem do Frei Maria-Eugênio (1894-1967), carmelita descalço francês, fundador do Instituto Secular Nossa Senhora da Vida, beatificado em 2016.
Seminarista diocesano, ele se encantou com a leitura da “História de uma alma”. A beatificação e a canonização da santa de Lisieux o entusiasmaram. Como conselheiro da Ordem do Carmelo descalço, Frei Maria-Eugênio teve vínculos privilegiados com o Carmelo de Lisieux e as irmãs de Santa Teresinha, e por isso impulsionou a publicação dos textos integrais e autênticos da santa.
Quarenta anos antes da proclamação de Santa Teresinha como doutora da Igreja, este retiro: “Para a alegria de Deus” desvenda toda a profundidade da mensagem de Teresinha para o nosso tempo.

Peçamos a Santa Teresinha que ela nos arraste consigo nesta fornalha de amor; peçamos-lhe de nos tome pela mão, como ela tomou Celina no dia em que ela quis se oferecer com ela ao Amor Misericordioso. Peçamos-lhe que ela nos tome com ela para nos introduzir conjuntamente neste braseiro, nesta fornalha para que nós estejamos abrasados como ela o foi, para que se espalhe por toda nossa alma a luz deste braseiro que jorrou da vida intima de Deus, que é amor.”

Para a alegria de Deus p 45

 

Related Posts

  • 95
    “Contemplativo e ativo; temperamento de chefe e pobre homem; extraordinário em certas graças e ordinário no cotidiano; determinado a caminhar e paciente; impregnado de vida sobrenatural e atento aos mínimos detalhes da vida material (desde o corte da vinha até a construção de edifícios importantes); pai espiritual e filho de…
    Tags: de, a, do, da, que
  • 89
      Studium Notre Dame de Vie (França) (Studium Nossa Senhora da Vida) Centro Internacional Catόlico de Formação Teolόgica e Espiritual Agregado à Faculdade Pontifical do Teresianum (Roma) www.studiumdenotredamedevie.org   Apresentação O Studium de Nossa Senhora da Vida é um instituto de formação teolόgica e espiritual. Em 1975, o Instituto Nossa…
    Tags: de, a, da, do
  • 72
    Quero ver a Deus   Convidamos todos vocês à leitura empolgante e exigente do "best-seller" Quero ver a Deus do Beato Frei Maria-Eugênio do Menino Jesus, ocd.   Já publicado em diversos países e em diversas línguas (espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês e chinês), o livro Quero ver a Deus…
    Tags: a, do, de, deus, da
  • 72
    Ter um contato prolongado com Deus no silêncio da oração e na escuta da sua Palavra. Participar da Eucaristia diariamente. Buscar a presença de Deus durante todas as atividades cotidianas.     Como tomar tanto tempo do dia já tão ocupado para os leigos, que têm uma vida profissional ou, para…
    Tags: a, que, de, deus, do, da
  • 72
    Uma amiga de infância O que há de comum entre Teresa do Menino Jesus, e o Frei Maria Eugênio?  Teresinha era uma jovem de classe média que entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos e morreu aos 24 anos neste mesmo Carmelo depois de ter vivido uma vida bem…
    Tags: de, do, teresinha, que, a, da