
Retiro espiritual com Santa Teresa de Lisieux
O retiro apresentado aqui está no coração da experiência e da mensagem do Frei Maria-Eugênio (1894-1967), carmelita descalço francês, fundador do Instituto Secular Nossa Senhora da Vida, beatificado em 2016.
Seminarista diocesano, ele se encantou com a leitura da “História de uma alma”. A beatificação e a canonização da santa de Lisieux o entusiasmaram. Como conselheiro da Ordem do Carmelo descalço, Frei Maria-Eugênio teve vínculos privilegiados com o Carmelo de Lisieux e as irmãs de Santa Teresinha, e por isso impulsionou a publicação dos textos integrais e autênticos da santa.
Quarenta anos antes da proclamação de Santa Teresinha como doutora da Igreja, este retiro: “Para a alegria de Deus” desvenda toda a profundidade da mensagem de Teresinha para o nosso tempo.
“Peçamos a Santa Teresinha que ela nos arraste consigo nesta fornalha de amor; peçamos-lhe de nos tome pela mão, como ela tomou Celina no dia em que ela quis se oferecer com ela ao Amor Misericordioso. Peçamos-lhe que ela nos tome com ela para nos introduzir conjuntamente neste braseiro, nesta fornalha para que nós estejamos abrasados como ela o foi, para que se espalhe por toda nossa alma a luz deste braseiro que jorrou da vida intima de Deus, que é amor.”
Para a alegria de Deus p 45
