Uma amiga de infância

Santa Teresinha do Menino Jesus

O que há de comum entre Teresa do Menino Jesus, e o Frei Maria Eugênio?  Teresinha era uma jovem de classe média que entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos e morreu aos 24 anos neste mesmo Carmelo depois de ter vivido uma vida bem simples. Quanto ao Frei Maria Eugênio do Menino Jesus, ele veio de uma modesta família do interior, exerceu importantes responsabilidades na Ordem do Carmelo, foi levado à percorrer os continentes e é o fundador do Instituto Nossa Senhora da Vida. Qual intuição espiritual levará o Frei Maria Eugênio do Menino Jesus à incluir Teresinha “em meio aos grandes mestres espirituais da Igreja” ? Por quê Madre Agnès, (a irmã de Teresinha) pôde dizer sobre ele: “Eu nunca vi uma alma tão parecida com a minha irmã” ?

Henri Grialou, conheceu Teresinha do Menino Jesus desde sua infância no seminário menor. Ele lê La Rose Effeuillée, “um livrinho de nada” segundo ele, e o guardará sempre consigo, mesmo quando ele parte para a guerra (1914-1918). “Nenhum livro me impressionou tanto como este. Eu não encontro palavras para exprimir. É admirável!” Durante os combates, Henri experimenta a poderosa proteção da sua “amiga de infância” como ele a chamava.

Contudo, mais do que milagres exteriores, são as maravilhas que Teresinha opera nas almas que impressionam o jovem padre. Quando Teresinha foi beatificada no dia 29 de abril de 1923, ele dirá:”Tenho a impressão de que este é um dos dias mais bonitos da minha vida. Talvez eu tenha rezado pela glorificação de Teresinha mais do que por qualquer outra intenção. Eu acho  que ela ainda vai espalhar torrentes de amor divino sobre o mundo”.

 

 

Related Posts

  • 97
    “Contemplativo e ativo; temperamento de chefe e pobre homem; extraordinário em certas graças e ordinário no cotidiano; determinado a caminhar e paciente; impregnado de vida sobrenatural e atento aos mínimos detalhes da vida material (desde o corte da vinha até a construção de edifícios importantes); pai espiritual e filho de…
    Tags: de, a, do, da, que
  • 93
      Studium Notre Dame de Vie (França) (Studium Nossa Senhora da Vida) Centro Internacional Catόlico de Formação Teolόgica e Espiritual Agregado à Faculdade Pontifical do Teresianum (Roma) www.studiumdenotredamedevie.org   Apresentação O Studium de Nossa Senhora da Vida é um instituto de formação teolόgica e espiritual. Em 1975, o Instituto Nossa…
    Tags: de, a, da, do
  • 75
    Henri Grialou nasceu dia 2 de dezembro de 1894 num modesto lar de Aveyron (França) e ainda criança desejou ser sacerdote. Depois da Primeira Guerra Mundial, momento em que sentiu a poderosa proteção de Santa Teresinha do Menino Jesus, recomeçou os estudos no seminário, dando aí testemunho de uma profunda…
    Tags: de, a, do, da
  • 75
    Cura que lava a conversão! Em janeiro de 2015, uma irmã carmelita, após ver o meu entusiasmo pela leitura do livro "Ao Sopro do Espírito", do Frei Maria-Eugênio, e falado que ele estava em processo de beatificação, me perguntou se eu não queria vir buscar no Carmelo algum santinho e…
    Tags: a, de, que, do
  • 73
    Ter um contato prolongado com Deus no silêncio da oração e na escuta da sua Palavra. Participar da Eucaristia diariamente. Buscar a presença de Deus durante todas as atividades cotidianas.     Como tomar tanto tempo do dia já tão ocupado para os leigos, que têm uma vida profissional ou, para…
    Tags: a, que, de, do, da